Não nevou em Toronto!

canada.jpg

“Este ano estive em Vancouver, Canadá, participando em um dos maiores congressos de presidentes e CEO’s do mundo: o YPO GLC Global Leadership Conference. Foram diversos temas tratados, mas me chamou a atenção principalmente os desafios do mundo com as dominâncias das empresas disruptivas; a miopia das empresas atuais com os Millennium’s e a distância que seus líderes estão no compromisso com a sustentabilidade e impacto social.

Assim como as pessoas protegem-se dos flocos de neve que começam a cair de forma leve, acompanhado do frio de fevereiro presente no Canadá; a economia mundial e suas empresas rastejam subterrânea em suas galerias como se não houvesse um ambiente rigoroso e pujante lá fora.

Não percebem que a neve se espalha e o frio de temperatura negativa comprime o concreto. O urso da economia atual precisa acordar e aprender a conversar com esta geração Milênio que chegou para ocupar todos os espaços, sem limites de comandos, controles, informações e conhecimentos. Que já representa 47 % do volume do consumo mundial e que já em 2025 será a maioria da população economicamente ativa mundial.

Quando falo em economia mundial (não se iluda), estou falando das empresas, pequenos startups, comércios, franquias e grandes corporações: todas!

Já viajei para diversos países como Chile, Escócia, Alemanha, Estados Unidos e Canadá onde a neve é presente no inverno. Especialmente nesta viagem passei por Vancouver e Toronto com temperatura de -7ºC e mesmo assim não vi neve. Será que também estou andando pelas galerias?

Sua empresa tem certificação “Sistema B”; usa internet e Wi-Fi como forma de comunicação livre; as informações de sua empresa estão transparentes e disponíveis na nuvem; já está no modelo 4.0?

O tempo de hibernação acabou e se sua empresa não acordou; já pode ser tarde demais! Esta geração vem transformando todos os modelos de negócios, mercados e sistemas.

Conhecerei a neve…antes tarde do que nunca!”